Perguntas Frequentes

POR QUE OCORRE INFESTAÇÃO POR LARVAS CONHECIDAS COMO “TRAÇA DOS CEREAIS”?

Essa é uma praga muito comum em climas tropicais e subtropicais. Principalmente no período do verão, ocorre alta proliferação. Este inseto danifica cereais armazenados, seu ciclo de vida é em média 30 dias sob condições ótimas de temperatura (média de 30ºC), a ovoposição da traça pode ocorrer sobre os produtos ou próximo deles. Quando se tornam adultas as larvas deixam os produtos e se movimentam em direção às estruturas ou outros produtos derivados de cereais ocasionando nova infestação ou a chamada “infestação cruzada”, isto ocorre por armazenamento em local inadequado ou próximo de cereais infestados.

POR QUE OCORRE INFESTAÇÃO POR CARUNCHOS?

É uma praga muito comum que aparece, principalmente, no verão, onde ocorre a maior proliferação em função das altas temperaturas. Esse inseto danifica os cereais, seu ciclo de vida é em média 25 dias sob condições ótimas de temperatura (média de 30ºC). Ele se desloca em direção a outros produtos derivados de cereais, ocasionando nova infestação ou a chamada “infestação cruzada”, isto ocorre por armazenamento em local inadequado ou próximo de cereais infestados.

POR QUE OCORRE BOLOR/MOFO NO ARROZ?

O mofo ocorre principalmente por armazenamento em local/superfície úmido ou por falha no transporte. O grão de arroz é altamente higroscópico (capacidade de absorver água) e sua atividade de respiração gera calor, portanto, o contato com água é fatal para o desenvolvimento de fungos (mofo). Cabe ainda ressaltar que as embalagens de arroz não são hermeticamente fechadas, apresentando pequenos furos para possibilitar a ventilação e o empilhamento do produto, ficando suscetível à entrada de umidade.

POR QUE O ARROZ PODE EMPAPAR?

Esse fato pode estar ligado à matéria-prima muito nova, modo de cozimento do arroz, variedade do grão do arroz ou alta quantidade de defeitos no produto. A SLC Alimentos realiza teste de cozimento e classificação de grãos, conforme os padrões predefinidos pelo controle de qualidade da empresa, visando sempre um produto de qualidade superior, a fim de garantir um arroz soltinho.

POR QUE AS EMBALAGENS DA LINHA NAMORADO GOURMET POSSUEM O ASPECTO DE “ESTUFADAS”?

 As embalagens da linha Namorado Gourmet são “estufadas” porque no processo de empacotamento é adicionado às embalagens gás nitrogênio para maior conservação dos grãos integrais, que ao longo do tempo podem rancificar. Esse procedimento aumenta o shelf life dos produtos.

O PRODUTO PODE INFESTAR MESMO DENTRO DO PRAZO DE VALIDADE?

Sim, porque esse fato ocorre por armazenamento em ambiente ou transporte inadequado.

A PRESENÇA DE FEIJÕES PARTIDOS DENTRO DO PACOTE DE FEIJÃO É CONSIDERADA DEFEITO?

Segundo o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), os grãos partidos são considerados defeitos leves e possuem um percentual de tolerância dentro do pacote porque não restringem ou inviabilizam a utilização do produto. Informamos, ainda, que são grãos sadios que se apresentam divididos devido ao rompimento da película, resultante de ação mecânica ou da manipulação demasiada do produto.

POR QUE MEU FEIJÃO ESTÁ DEMORANDO A COZINHAR?

Antes de ser produzido, o feijão Namorado passa por um criterioso controle de qualidade, portanto, a dificuldade de cozimento do produto é incomum. Sugere-se que o feijão seja cozido conforme o modo de preparo da embalagem. Algumas dicas são importantes para melhorar o resultado do seu feijão, como: cozinhá-lo por mais 10 minutos, deixá-lo de molho por duas horas antes de cozinhá-lo e adicionar o sal somente após os grãos estarem cozidos.

POR QUE O GRÃO DE FEIJÃO CARIOCA ESCURECE AO LONGO DO TEMPO?

O grão de feijão carioca escurece ao longo do tempo porque em contato com a luz ocorre a oxidação da sua película (casca). Porém, suas propriedades sensoriais e nutricionais permanecem íntegras. A mudança na coloração é um aspecto somente estético.

O ARROZ PARBOILIZADO INTEGRAL NAMORADO É MAIS SAUDÁVEL?

O Arroz Parboilizado Integral Namorado proporciona ao consumidor um ótimo aporte de fibras, vitaminas e minerais. O processo de parboilização auxilia a migração dos nutrientes para o grão e, além disso, neste produto o farelo do grão é conservado, o que torna este arroz mais saudável que o arroz branco e que o apenas parboilizado.

O QUE É ARROZ PARBOILIZADO?

Trata-se de um arroz que passa pelo processo de parboilização. Nesta etapa os grãos em casca são submetidos a um cozimento parcial, onde ocorre a gelatinização do amido que faz com que o grão absorva parte das vitaminas, dos sais minerais e de outros nutrientes concentrados no farelo do arroz. Após parboilização, o arroz é secado e beneficiado para a obtenção do arroz polido. Nenhum composto químico é adicionado ao processo.

QUAL O MELHOR LOCAL PARA ARMAZENAR O ARROZ E O FEIJÃO?

Para armazenar arroz ou feijão escolha vidros com tampas de rosca. Esse tipo de recipiente garante maior tempo de conservação, porque sua vedação evita o contato com o ambiente externo e impede o acesso de umidade e insetos que possam danificar os alimentos. Além disso, prefira locais secos, arejados e livres de odores.

QUAIS SÃO OS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER AO ADQUIRIR OS PRODUTOS NO PONTO DE VENDAS?

Certificar-se de que o ponto de vendas possua o local de armazenamento de alimentos adequado, limpeza e higiene do ambiente em dia, se há a presença de superfícies úmidas próximo aos produtos, se há vestígios de infestação no ambiente ou nos produtos e se os alimentos possuem prazo de validade em dia e visíveis.