Abacaxi Cortado com Especiarias

Ingredientes:

2 ½ xícaras (chá) de Arroz Branco Namorado
3 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água
1 abacaxi caiano cortado em 8 fatias
8 anises estrelados
4 pedaços de canela
6 cravos da índia
½ pacote de manteiga
15 folhas de hortelã
Sorvete de baunilha para acompanhar

Modo de preparo: 

Preparo do arroz: cozinhe o Arroz Branco Namorado, coberto de água, com 3 rodelas de abacaxi cortadas em quadrados pequenos por 20 minutos ou até o arroz ficar macio, com a panela tampada (deixe com umidade ao final) e reserve. À parte, faça um caramelo dourado claro com 1 xícara (chá) de açúcar e 1 xícara (chá) de água. Em seguida, adicione uma colher (sopa) de manteiga, misture bem, acrescente ao arroz e coloque em pequenas tigelas de vidro, para enformar.

Preparo do abacaxi: em uma frigideira antiaderente, derreta uma colher de manteiga e adicione, aos poucos, 1 xícara (chá) de açúcar. Quando começar a borbulhar, coloque as rodelas de abacaxi para dourarem. Com o açúcar restante, faça uma calda dourada e adicione o anis, a canela, o cravo e a hortelã. Deixe ferver até adquirir o sabor das especiarias e uma consistência de calda delicada.

Montagem: em um prato de sobremesa, coloque a rodela de abacaxi caramelizado, sobre ela o arroz e, por cima, a calda aromatizada. Sirva com sorvete de baunilha.

Confira outras receitas

//