SLC Alimentos patrocinou a revitalização e restauração do Castelo Simões Lopes

20/06/18 | Por Admin Compartilhar

No último dia 13 foi realizado o lançamento do Projeto de Revitalização e Restauração do Castelo Simões Lopes – Fase 1, em Pelotas/RS. A SLC Alimentos é uma das patrocinadoras deste projeto.

Nesta ocasião, estiveram presentes a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, autoridades, convidados e, representando a empresa, Elmar Malavolta, Gerente Nacional de Operações Industriais e Elizabeth Miritz de Souza, Coordenadora de Marketing.

O Projeto tem como principal objetivo a restauração e conservação do local, respeitando os valores culturais da edificação, e nesta primeira fase, serão realizadas as seguintes obras: restauração do muro, dos ambientes que compõem a antiga garagem e do banheiro do porão; limpeza e iluminação da área externa; instalação de sistema de segurança.

O Castelo Simões Lopes teve sua construção iniciada em 1920 e concluída em 1923 e é considerado um castelo porque é o maior casarão antigo da cidade. O Castelo pertencia à família dos Simões Lopes, família influente e tradicional do município.

Até 1970 foi residência da família, quando então a Prefeitura de Pelotas, em 1990, adquiriu o imóvel. Deste período até o ano 2000, o Castelo abrigou entidades culturais como: Instituto Histórico e Geográfico de Pelotas (IHGPel), Academia Sul-Brasileira de Letras, Centro Literário Pelotense, 26ª Região do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, a Guarda Municipal e a Secretaria da Saúde para sediar o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do Bairro Simões Lopes, o qual recebeu este nome em homenagem à família.

A partir de 2000, sem uso e sofrendo a ação das intempéries, a edificação se deteriorou, apresentando sinais evidentes da necessidade de restauração.

Em 2012, o Castelo Simões Lopes foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae). Em 2016, foi criada uma lei municipal para a revitalização, restauração e uso criativo de imóveis públicos. Por meio de licitação da Secretaria Municipal de Cultura de Pelotas, em 2016, o Instituto Eckart passou a ser responsável pela gestão do castelo.